20.8.07

Sacudindo a poeira no IPEA

Finalmente o IPEA está sendo presidido por alguém que pensa o longo prazo e que, mais importante ainda, aparentemente não tem como objetivo pessoal valorizar-se no mercado das consultorias. Não que todos aqueles que ocuparam esse posto nos últimos vinte anos tivessem essa pretensão, mas era o que boa parte passava para os ipeanos.

Acho extremamente importante que o respeito pelas diferenças de perspectiva, de "escolas", de posicionamento político e de opinião sejam mantidas - pois isso é essencial para o avanço no debate de idéias e proposições, e foi o marco do ambiente da instituição mesmo no brabo tempo da ditadura - mas permitir o aproveitamento indevido e privado da "griffe" IPEA deve ser coibido. Nisso o que está em jogo não é essa questão da pluralidade mas, sim, o respeito à história da própria instituição.

Que ventos arejados tirem a poeira que se abateu no IPEA e nos tragam estudos relevantes para o avanço da igualdade em nosso país, em termos de distribuição de renda e melhoria geral da qualidade de vida de nossa população.

Nenhum comentário: